São basicamente 5 operações principais: perfil (profile), rebaixo (pocket), gravação (engraving) e furação (drilling), escultura (carving). Para correta geração de trajetórias de fabricação, quase sempre se utilizam sistemas CAM ou CAD/CAM, que significam:
- CAD: Computer Aided Design, ou desenho assistido por computador
- CAM: Computer Aided Manufacture, ou fabricação assistida por computador.
Perfil: a ferramenta de corte, geralmente uma fresa de topo (cilíndrica) percorre uma trajetória contornando o perfil (interno ou externo) a partir de um desenho CAD. Com base na especificação do diâmetro da ferramenta no programa CAM, os programas automaticamente realizam o afastamento (offset) interno ou externo conforme o diâmetro da fresa utilizada.
Furação: a ferramenta de corte, geralmente uma fresa de topo (cilíndrica) realiza furos diversos, a partir de um desenho CAD. Os principais tipos de furos podem ser Canned Cycle (onde a ferramenta desce movimentando apenas no eixo Z) e Spiral (onde a ferramenta, além de descer no eixo Z, também realizar movimento em espiral, a fim de realizar furação conforme o diâmetro especificado no desenho CAD.
Gravação: é semelhante à operação de perfil, mas com a diferença de que a ferramenta percorre exatamente no centro do desenho CAD, sem afastamento (offset) como na operação de perfil. Além disso, geralmente a ferramenta é uma fresa em V ou de ponta esférica, atuando apenas na superfície da peça.
Exemplo de gravação (FONTE: http://engravingbit.com/images/CNC-engraving-tool.JPG):
A figura abaixo é o resultado de 3 operações: Furação, Gravação e Perfil.
Além da gravação bidimensional (movimentos apenas em X e Y) pode-se ter também gravações tridimensionais, com movimentações sincronizadas em X, Y e Z, como no exemplo abaixo (FONTE: http://www.artcam.com/img/insignia/key-features/vbit-carving/vbit-carving-thumb.jpg):
A peça abaixo é o resultado de 3 operações: rebaixo nas 12 cavidades, furação no centro e perfil na borda.
Escultura: Pode-se entender como uma extensão da operação de Rebaixo, mas onde ao invés do resultado ser uma superfície plana, na Escultura o resultado é uma geometria totalmente tridimensional.
Exemplo de escultura (FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=k7NQzap2BO8):
A geração da trajetória é um pouco mais complexa (embora alguns softwares, como Meshcam, simplifiquem bastante) e geralmente é realizada importando-se uma geometria 3D dentro do programa CAM.
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