Apresentação Blog

Estou começando este blog para relatar as atividades relacionadas a uma fresadora CNC que acabei de construir.


CNC significa Controle Numérico Computadorizado, e quer dizer basicamente uma máquina controlada pelo computador para realizar operações com precisão, agilidade e qualidade.


Atualmente estou realizando testes com materiais diversos, para aprender os parâmetros adequados para cortar cada material.


Com esta máquina, já cortei MDF e alumínio, e tem funcionado muito bem. Em breve farei testes de corte em acrílico, madeira, plásticos e Placas de Circuito Impresso (PCI).





Aos poucos vou relatando por aqui as Manhas e Artimanhas, dicas e novidades relacionadas com esta máquina curiosa.

5 comentários:

  1. Ola Rafael li seus artigos postados, e gostei muito.Vou tirar muitas informação para a construção da minha cnc .Parabéns pelo seu esforço em construir suas máquinas.

    Madureira.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Madureira,
    Que bom que está sendo útil! Me coloco à disposição para quaisquer considerações.
    Boas sortes na sua empreitada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rafael, vc pode fornecer os arquivos do fixador de peças q vc fez em alumínio?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Rafael! Primeiramente parabéns pelo projeto. Tenho vontade de construir uma CNC para mim mas como não sou da área de engenharia (apesar de saber usar o Solidworks) tenho muitas dificuldades no desenvolvimento de projetos. Esse seu projeto é aberto, ou seja, diaponível a outras pessoas? Você o disponibilizaria ou não?

    Desde já agradeço!

    Johnson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba Johnson Campos!
      Primeiramente, agradeço demais as palavras de incentivo! Desculpe pela demora na resposta, é a correira de todas as coisas!

      Eu não recomendaria nem um pouco usar esta máquina como referência para fazer uma CNC, embora ela funcione e tenha alguns resultados muito legais, tenho descobrido ao longo do tempo o tanto de coisas que fiz erradas, mas são muitas mesmo!

      Em todo caso, em breve vou estar disponibilizado o arquivo 3D (formato 3DM, Rhinoceros 3D) e STL também, caso queira usar como um referência. Estou preparando uma postagem com um pouco das experiências que adquiri no desenvolvimento desta máquina, com intuito de apoiar quem vir a fazer uma futuramente.

      Grande abraço,
      Rafael VC

      Excluir